A sua empresa tem plano de negócios? Saiba como fazer um!
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A sua empresa tem plano de negócios? Saiba como fazer um!

Quando você criou a sua empresa, qual era o seu objetivo?


Refletir sobre o propósito do seu negócio e ter clareza do que você está buscando é essencial para que a sua empresa atinja os resultados que você sempre sonhou. Mas esse é apenas o primeiro passo.


Para chegar onde você deseja, não basta só saber o que você quer conquistar e, sim, o que irá fazer para alcançar. E é nesse ponto que entra o plano de negócios.



O que é um plano de negócio?


O plano de negócio ou plano empresarial é um documento que reúne as principais informações e os objetivos de uma empresa de forma detalhada.


Ele funciona como um mapeamento profundo sobre o cenário atual do seu negócio tanto internamente - olhando para o papel de cada setor - como externamente, apresentando os pontos fortes e fracos diante dos concorrentes.


Junto a essa análise, você também deve pensar em quais são os objetivos da sua empresa a curto, médio e longo prazo.


O plano de negócio é fundamental para que você entenda onde a sua empresa está hoje, o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.


Por isso, ele deve ser constantemente revisado e atualizado para guiar o planejamento e todas as decisões estratégicas que precisam ser tomadas em relação à sua empresa.




Como fazer um plano de negócio?


1 - Visão geral


Primeiramente, você deve reunir as principais informações do seu negócio hoje de forma bastante resumida e objetiva, como:


-Dados gerais (CNPJ, endereço, telefone, e-mail oficial).

-Quais serviços ou produtos você oferece.

-Quadro societário.

-Quadro de funcionários.



2 - Enquadramento jurídico e tributário.


Também é importante o seu plano de negócio tenha informações básicas do âmbito jurídico, tributário e fiscal da sua empresa, como:


-Formato jurídico.

-Regime tributário.

-Capital social.

-Fontes de receita.

-Faturamento, despesas e lucro.


3 - Descritivo da sua empresa


Depois disso, você precisa discorrer sobre quem é a sua empresa, partindo de três pontos:


-Histórico: como ela nasceu, quais eram os principais objetivos quando ela foi fundada; quais os principais projetos/ vendas realizados; quais os maiores erros e acertos cometidos.


-Cenário atual: quem é a sua empresa hoje; qual é a missão, valores, propósito e cultura dela; quais são os pontos mais fortes e quais os maiores desafios enfrentados atualmente.


-Objetivos futuros: onde você deseja chegar daqui a um certo período de tempo; o que a sua empresa ainda não fez que você gostaria de fazer; qual outro serviço ou produto a sua empresa pode oferecer para se expandir.


Essa é a hora de trazer detalhadamente o que a sua empresa já foi, como ela é agora e o que você quer que ela se torne para aprimorar a sua forma de fazer negócio.



4 - Estrutura de gestão e planejamento por setor


Após descrever a sua empresa, é preciso observar como cada setor funciona e como eles contribuem o todo.


Primeiro, você deve listar todas áreas do seu negócio: administrativo, financeiro, marketing e comunicação, vendas, tecnologia, etc.


A partir disso, é preciso olhar especificamente para cada um deles e detalhar informações como:


-Quais são as atribuições e objetivos da área hoje.

-Quantas pessoas a equipe possui.

-Qual o papel de cada funcionário ali, analisando principalmente cargo, atividades principais e qual nível profissional se encontra (junior, pleno, sênior ou gestão)

-Quais as metas a longo prazo para cada setor?

-Principais desafios.

-Pontos fortes e fracos.



5 - Produtos e serviços


O que a sua empresa oferece também deve ser mencionado com bastante detalhamento.


Isso significa que você deve descrever não só seus produtos ou serviços e as características deles (entre elas informações técnicas e funcionais, diferenciais em relação à concorrência, pontos fortes e que devem ser melhorados), como também sobre quem são seus fornecedores, qual é perfil do seu cliente, como é feita a distribuição, etc.



6 - Análise de mercado


Finalizada toda essa análise interna, é importante olhar para fora e entender mais o mercado:


-Qual é o principal público do mercado que a sua empresa está inserida?

-Quais seus principais concorrentes?

-Quais os pontos fortes e fracos deles enquanto empresa e dos produtos/serviços que eles oferecem?

-Compare os preços ofertados por você e pela concorrência.

-Estude a estratégia de marketing/comunicação utilizada por outras empresas do seu setor.

-Quais são os maiores cases de sucesso e de fracasso no seu setor?

-Qual é a principal dificuldade da maioria das empresas do setor e o que você pode fazer para se diferenciar?

-O que vem sendo feito em outros países no seu mercado?



Esses são os principais pontos para você começar a estruturar o seu plano de negócio.


A gente sabe que são muitos tópicos a serem detalhados e analisados, porém ter a clareza do seu negócio é decisivo para o sucesso e crescimento dele.




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