top of page

Afinal, qual é a diferença entre domicílio fiscal e endereço comercial?

Inscrição Estadual, alvará, contador, plano de negócio... Você está organizando a sua própria empresa e percebeu que são muitos detalhes, certo? Qual é a diferença entre domicílio fiscal e endereço comercial? Essa é uma das suas dúvidas? Então você está no lugar certo!

Nada melhor do que um especialista para te orientar em relação a isso. Afinal, quando é muita coisa para pensar, uma mãozinha sempre cai bem.


Pensando nisso, nós, da VBA Coworking, preparamos um conteúdo bem especial, completo e didático para você. Neste artigo, você vai descobrir:


· O que é um domicílio fiscal?

· O que é endereço comercial?

· Qual é a diferença entre domicílio fiscal e endereço comercial?

· Onde e como contratar um endereço comercial ou domicílio fiscal


Incrível, não é mesmo? Mas antes de saber sobre tudo isso, por que você não aproveita e já segue a VBA no Instagram? Lá, você tem dicas para fazer o seu negócio crescer e ainda confere promoções exclusivas para conhecer a VBA Coworking.


O que é um domicílio fiscal?

Dependendo do tipo de negócio que você tem, principalmente quando você está começando, ter um ponto comercial pode ser muito caro ou exigir um investimento que você não consegue se comprometer.

A boa notícia é que, atualmente, o ponto comercial não é mais exigido para que você possa formalizar a sua empresa.

Por outro lado, o domicílio fiscal – ou endereço fiscal, como algumas pessoas chamam – é necessário para que você consiga fazer o seu registro junto aos órgãos fiscalizadores, tanto para notificações quanto para fins de tributação.

Ou seja, o domicílio fiscal é o endereço onde sua empresa está registrada, mas isso não significa, necessariamente, que é o local onde ela irá atuar.

É importante ressaltar que nos documentos como CNPJ, alvará e inscrição estadual, por exemplo, é o domicílio fiscal que aparecerá.


O domicílio fiscal pode ser meu endereço residencial?

Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas, sobretudo para os empreendedores de primeira viagem.

Se você for um prestador de serviços então, sim, você pode até utilizar seu endereço residencial como domicílio fiscal.

Mas atenção: em geral, isso só é permitido no caso de empresas prestadoras de serviço que não tenham pessoas contratadas como colaboradores e não atender clientes na residência.


MEI pode ter domicílio fiscal?

Como todo mundo já sabe, o MEI tem uma série de facilidades para empreender. E é claro que no que diz respeito ao domicílio fiscal não seria diferente!

Mas fique atento! De acordo com o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, você poderá utilizar sua residência como domicílio fiscal SE ela estiver em consonância com o seguinte artigo:

Art. 18-A – § 25. O MEI poderá utilizar sua residência como sede do estabelecimento, quando não for indispensável a existência de local próprio para o exercício da atividade.


Vantagens do domicílio fiscal

Além de você conseguir formalizar o seu negócio, o domicílio fiscal possui uma série de outras vantagens que você precisa saber, como:


· Maior credibilidade: com um domicílio fiscal, você consegue formalizar o seu negócio e passar uma imagem muito mais profissional e de confiança para seus clientes. Isso vale muito, mais ainda para quem está começando agora.

· Não precisa se preocupar com um ponto comercial: como já dissemos anteriormente, ter um ponto físico no começo de um negócio pode exigir um orçamento que você não pode comprometer nessa fase inicial. Mas isso não é um problema. Com o domicílio fiscal, você tem o seu endereço e não precisa se preocupar com comprar equipamentos, mobiliar e decorar o ponto físico ou com a famosa mudança, que dá uma grande dor de cabeça.

· Não precisa usar o endereço de casa: a gente sabe que, no home office, a gente acaba misturando muito a vida pessoal e profissional. Empreendendo é a mesma coisa. O endereço da sua casa pode continuar sendo só o endereço da sua casa. O ideal, inclusive, é fazer o mesmo com as suas contas: a conta do seu negócio é apenas do seu negócio, não misture com a sua conta pessoal.


O que é endereço comercial?

Já o endereço comercial, por sua vez, é justamente o contrário do domicílio fiscal.

Isso significa que é o endereço onde a sua empresa opera, mas não necessariamente está registrada.

É nele que você vai atuar, receber os seus clientes e divulgar para o mundo.


Qual é a diferença entre domicílio fiscal e endereço comercial?


Agora que você já conhece a definição de ambos os endereços, fica muito mais fácil de entender a diferença entre domicílio fiscal e endereço comercial.

Recapitulando: domicílio fiscal e endereço comercial não são a mesma coisa!

O domicílio fiscal é aquele que você vai usar para fins de tributação, formalização e alvará.

O endereço comercial, por sua vez, é o seu endereço de atuação e operação. É aquele que você vai usar nos meios de divulgação, como redes sociais, cartões de visita e, claro, receber seus clientes.

Onde e como contratar um endereço comercial ou domicílio fiscal


Que o mundo mudou, isso não é novidade para ninguém. A novidade agora é que o coworking pode te surpreender com todas as soluções que ele oferece, de maneira rápida, simples e eficiente, sem aquela velha burocracia de tempos atrás.


Você pode ter um escritório virtual na VBA Coworking. Só com a gente, você tem as seguintes vantagens:


· Atendimento telefônico personalizado: você tem um número de telefone exclusivo, onde a nossa equipe irá atender em nome da sua empresa, anotar recados e transferir as ligações para você.

· Endereço de prestígio: na VBA coworking são quatro opções de endereços, todos em localizações estratégicas que levam o seu negócio para um entorno reconhecido e referenciado. Você pode escolher entre Santo André, São Bernardo, Vila Mariana e Avenida Paulista.

· Correspondência: você pode receber as correspondências em nosso endereço e, em seguida, você recebe um e-mail com a descrição da correspondência e opções para retirar.

· Sala de reunião: além disso, quando você precisar, pode receber seus clientes em uma das nossas 3 categorias de sala.


43 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page