Trabalho híbrido pós-pandemia: isso vai dar certo?
top of page

Trabalho híbrido pós-pandemia: isso vai dar certo?

Durante os últimos dois anos, o mundo precisou reorganizar sua dinâmica de trabalho. Muitas empresas fecharam as portas para o atendimento presencial e passaram suas atividades para uma das palavras mais escutadas do ano: o home office. Agora que, pouco a pouco, a rotina de trabalho volta, o trabalho híbrido pós-pandemia pode ser a solução para empresas e profissionais!


Trabalho Hibrido, fone de ouvido, computador, reuninao online

Isso porque uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral em conjunto com a Lyon Business School e a Grant Thornton apontou que 58% dos participantes se consideravam mais produtivos no trabalho remoto.


Nesse sentido, o trabalho híbrido pós-pandemia já é uma realidade para muita gente. O Índice de Confiança Robert Half, por exemplo, mostra que, em 2022, esse modelo será usado por 48% das empresas entrevistadas.


Pensando nisso, nós, da VBA Coworking, preparamos um conteúdo muito especial com tudo o que você precisa saber sobre essa nova tendência que veio para ficar!

Antes disso, aproveite para seguir nosso perfil no Instagram, porque lá você fica por dentro de todas as nossas promoções e dicas incríveis para deixar a sua rotina de trabalho mais leve e produtiva.


Por que as empresas estão apostando no trabalho híbrido e suas vantagens.


O trabalho híbrido pós-pandemia é a aposta de muitos profissionais e empresas porque possui uma série de vantagens. Aqui, listamos 4, confira a seguir!


1. Menos custos

Manter um escritório pode ser uma despesa muito alta, em especial para quem está começando agora ou é profissional autônomo.

Com o trabalho híbrido, você pode ficar uma parte do tempo trabalhando em home office e encontrar a equipe ou clientes no escritório em momentos estratégicos ou específicos.

Para diminuir ainda mais esse custo, você pode ter uma sala na VBA Coworking. Além de ter um espaço completo para você trabalhar, você ainda conta com um time de recepcionistas super preparado para te ajudar a decolar o seu negócio.


2. Mais comodidade

Que São Paulo é uma loucura, isso não é segredo para ninguém. Mas o tempo de deslocamento que você tem para chegar ao trabalho e, muitas vezes, o estresse que o trajeto provoca, pode ser utilizado para outras atividades, inclusive em outras tarefas para o seu negócio!


3. Maior mobilidade

Anteriormente, o local de residência era um ponto importante, inclusive, para a contratação. Atualmente, entretanto, isso não é um fator determinante, ainda mais no modelo de trabalho híbrido.


4. Menor rotatividade de colaboradores

Uma das principais preocupações que ouvimos é que o trabalho híbrido/virtual afeta negativamente a retenção.

As organizações têm medo que, se seus funcionários não estiverem no escritório físico todos os dias, esses funcionários não terão a chance de formar laços estreitos com seus colegas ou se apegar à visão da organização.

Essa teoria já caiu por terra. Isso significa que quando o colaborador tem a possibilidade de trabalhar em home office e ter mais liberdade de seu local de trabalho, isso dá a ele uma sensação de valorização e de autorresponsabilidade.


Desafios do trabalho híbrido

Embora essa seja uma realidade nos últimos anos, é claro que o trabalho híbrido pós-pandemia não é e não será um mar de flores.


Existem alguns pontos de desafio que não podem ser ignorados, tais como:


Treinamento e integração

Treinar e integrar novos colaboradores é, sem dúvidas, um dos maiores desafios do trabalho híbrido.

Isso demanda, inclusive, a possibilidade de mudança no que diz respeito à forma como o treinamento é realizado.


Criação de um ambiente de trabalho adequado no home office

É claro que os custos do trabalho híbrido são menores do que o modelo mais tradicional de trabalho. Por outro lado, é preciso ter em mente que você precisa considerar no trabalho híbrido, como, por exemplo:


· Computador laptop com todos os aplicativos e programas necessários;

· Treinamento adequado para a utilização do software de trabalho virtual;

· Encontros virtuais para a integração;

· Mobiliários ergonômicos, como cadeira, por exemplo.


Como adotar o trabalho híbrido?

Agora que você já sabe que o trabalho híbrido pode trazer resultados melhores e redução de custos para o seu negócio e seus colaboradores, pode ter um pouco de dúvida sobre como adotar essa prática no seu dia a dia.


Para fazer isso, ajuda se você se colocar no lugar de seus funcionários. Considere o que você mais valorizaria se estivesse trabalhando remotamente versus presencialmente. Pense em como você pode criar um ambiente de trabalho positivo onde os funcionários se sintam valorizados, não importa onde eles estejam.


Você pode até decidir perguntar isso diretamente aos membros da sua equipe.

É claro que o ambiente faz toda a diferença! Você já conhece os escritórios da VBA Coworking? Eles possuem uma decoração estratégica para influenciar a sua criatividade e, ao mesmo tempo, te manter concentrado nas suas tarefas. Saiba mais aqui.


Caso você ainda esteja perdido, considere essas dicas:


1. Crie uma política para o trabalho remoto;

2. Organize eventos para reforçar a cultura da sua empresa ou negócio;

3. Crie uma comunidade virtual para que sua equipe possa interagir e se integrar;

4. Utilize a tecnologia a seu favor, sobretudo as de gestão.


Conclusão

Agora que você já sabe tudo sobre o trabalho híbrido e dicas para tornar o ambiente de trabalho remoto mais leve, eficiente e produtivo, só falta você implementar na sua empresa!

E nós, que somos pioneiros no ramo de coworking, com mais de 26 anos no mercado, podemos te ajudar!


São quatro unidades da VBA Coworking: Santo André, São Bernardo, Vila Mariana e Avenida Paulista. Todas em localizações estratégicas para você.

Mas não para por aí! No mês do consumidor, temos ofertas imperdíveis para você conhecer nosso espaço e aproveitar para fazer um day-test. Não vai perder essa né?


Entre em contato com a gente! Nossa equipe está pronta para avaliar com você as melhores opções para o seu negócio!


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page