top of page

Quais os riscos de registrar um CNPJ no endereço residencial?


Registrar a sua empresa no seu endereço residencial ou não? Eis a questão!

Todo empreendedor que está começando já se deparou com esse dilema. Ainda mais se o seu negócio não precisa de um espaço físico para que as atividades sejam desenvolvidas.


Legalmente, é sim possível registrar o seu CNPJ em um endereço residencial. Porém, somente se o seu negócio não exigir alvarás ou licenças específicas e também se a cidade onde a sua empresa está situada permitir esse registro.


Mas há riscos nesta prática. Descubra quais. Antes, vem saber mais sobre o que é domicílio fiscal.



O que é Domicílio Fiscal?


Domicílio Fiscal nada mais é do que o endereço onde a sua empresa está registrada junto aos órgãos públicos para fins tributários e jurídicos. É ele que aparece em documentos como CNPJ, alvará e inscrição estadual, por exemplo.


Portanto, quando falamos de registrar a sua empresa no seu endereço residencial, estamos falando sobre Domicílio Fiscal.



Qual a diferença entre Domicílio Fiscal e Endereço Comercial?


Como explicamos acima, Domicílio Fiscal é o endereço onde sua empresa está registrada junto aos órgãos fiscalizadores.


Já o Endereço Comercial é a localização onde a sua empresa atua, mas não necessariamente está registrada. É este endereço que você irá divulgar nas suas redes sociais e materiais impressos e onde você vai, de fato, operar e receber seus clientes.


Ou seja, Domicílio Fiscal é o endereço de registro e Endereço Comercial é o endereço de operação.


Agora que você já sabe o que é Domicílio Fiscal e a diferença entre ele e o Endereço Comercial, vem descobrir os motivos pelos quais você não deveria vincular seu endereço fiscal ao seu endereço residencial.



3 motivos para não registrar a sua empresa no seu endereço residencial


1 - Segurança


O endereço de qualquer empresa é um dado público. Ou seja, ele ficará disponível para qualquer um acessar, o que é um risco para a sua segurança.


Basta uma pesquisa rápida no Google pelo nome da sua empresa ou CNPJ e o seu endereço residencial estará completamente exposto para qualquer pessoa e a qualquer momento.


2 - Profissionalismo


Toda nota fiscal que a sua empresa emitir ou receber terá o endereço de registro, portanto o da sua casa.


É uma informação que os seus clientes terão acesso e que passa a impressão de uma empresa desorganizada, amadora e desestruturada.


Ainda que essa não seja a realidade, transmite pouca credibilidade e confiança.


3 - Aumento do IPTU do imóvel


Quando uma empresa é registrada no seu imóvel residencial, pode haver o entendimento da prefeitura de que ele deixou de ter esse fim e passou a ser comercial, já que o valor do imóvel está diretamente ligado a sua finalidade.


Isso pode acarretar em um aumento significativo no IPTU, que é maior para imóveis comerciais.



Registre o endereço da sua empresa no nosso coworking por meio do nosso serviço de Domicílio Fiscal


Se você não quer registrar seu CNPJ no seu endereço residencial, mas também não tem um endereço comercial para utilizar, nós temos a solução perfeita: contratar o nosso serviço de Domicílio Fiscal.


Como funciona?


Você paga uma taxa mensal e nós concedemos o endereço de uma de nossas unidades para que você registre a sua empresa nele. E sim, essa prática está prevista na legislação brasileira para alguns modelos de negócios.


É uma forma de cumprir todos os requisitos legais, mas sem precisar investir um alto valor alugando uma sala comercial. E você não precisa trabalhar no nosso coworking para usar o nosso endereço como Domicílio Fiscal.


Se interessou? Chama a nossa equipe para uma conversa.


Whatsapp - 11 5087-8500

Tel - 11 5087-8960


5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page