top of page

Neuroarquitetura: como o ambiente de trabalho impacta a nossa produtividade


Você já precisou trocar de ambiente para destravar um bloqueio criativo? Já teve que organizar sua mesa antes de iniciar uma atividade importante? Já perdeu a concentração em um local com muito barulho?


Esses são exemplos práticos de como os espaços influenciam - e muito - o nosso comportamento, as nossas emoções e até a nossa cognição.


Existe uma disciplina que estuda exatamente essa relação entre a arquitetura, o design e o funcionamento do nosso cérebro: a neuroarquitetura.


Ela é fundamental para observarmos como os estímulos externos podem nos afetar - inclusive em relação ao trabalho.



O que é a neuroarquitetura?


A neuroarquitetura é um campo de estudos que aplica a neurociência à arquitetura.


Ela compreende tudo que está posto em um ambiente físico, como layout, iluminação, cores, acústica e climatização e como eles interagem com nossa percepção.



Neuroarquitetura e ambiente de trabalho


Entender que o espaço físico impacta a forma como a gente se sente e se comporta é essencial para descobrirmos qual é o ambiente de trabalho que desperta a sua melhor forma de trabalhar: se em um lugar com cores mais vibrantes ou mais neutras, se mais silencioso ou com estímulos auditivos, se sozinho ou em grupo, se em casa ou no escritório, etc.



Iluminação e Cores


Locais que privilegiam a entrada de luz natural costumam não apenas tornar o ambiente mais iluminado como também melhora o humor e a produtividade.


Nessa composição, as cores desempenham um papel vital. Enquanto tons suaves, pastéis e neutros podem criar uma atmosfera relaxante e de concentração, já cores mais vibrantes podem estimular a criatividade.



Socialização e estímulos auditivos


Produtividade tem significados diferentes para cada um.


Para alguns, ela está em um ambiente diverso, cheio de estímulos visuais e auditivos, e que promove a socialização com outros profissionais, como os espaços compartilhados em um coworking.


Para outros, ela está em um local isolado e silencioso, com poucos elementos, no qual se trabalha totalmente sozinho ou com uma pequena equipe, como salas de reunião ou salas privativas.



Infraestrutura adequada


Cadeiras confortáveis, mesas amplas e até mesmo a disposição do mobiliário e internet de alta velocidade: tudo que facilita o seu trabalho e te traz conforto e bem-estar influenciam o estado emocional e criam um ambiente mais propício para a concentração e o alto rendimento.



Como o nosso coworking aplica a neuroarquitetura


Investir na aplicação dos princípios da neuroarquitetura no ambiente de trabalho não é apenas uma tendência estética, mas uma estratégia consciente para impulsionar a produtividade e o bem-estar.


Quando você está em um ambiente que te favorece, você é capaz de atingir seu máximo potencial.


Por isso, a disposição das nossas 4 unidades foram estrategicamente pensadas para atender às mais diversas necessidades com infraestrutura de alta qualidade e conectar você a sua melhor forma de trabalhar.


Agende já um day-test gratuito e transforme o seu desempenho profissional.


Escolha a unidade que melhor te atende e conheça de perto os nossos espaços compartilhados, as nossas salas individuais e de reunião:


Whatsapp - 11 5087-8500

Tel - 11 5087-8960


16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page