top of page

Investir na qualidade de vida aumenta a produtividade e a motivação

A qualidade de vida no trabalho é um conceito cada vez mais popular nos últimos tempos e essencial para garantir bons resultados e produtividade para o seu negócio.

Para isso, não basta oferecer um bom salário e benefícios atrativos. É preciso proporcionar qualidade de vida no trabalho, conceito que passa pelo dia a dia da empresa em si e também pelas relações com os colegas, o bem-estar e a saúde física e mental de todos.

Qualidade de vida aumenta a produtividade, a atenção e a motivação. E como proporcionar isso à sua empresa?

Vamos entender um pouco mais sobre isso?!


O QUE É QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE CORPORATIVO?


Quando falamos sobre qualidade de vida no ambiente de trabalho, estamos nos referindo sobre as medidas adotadas por uma empresa para a rotina e nível de satisfação dos colaboradores em relação ao seu ambiente de trabalho. Essas mudanças visam aumentar a produtividade, motivação, atenção e o bem-estar de cada colaborador.


QUAIS SÃO AS VANTAGENS?


As vantagens para as empresas que adotam o conceito, assim como a cultura de qualidade de vida no trabalho, são diversas.

A produtividade, a atenção e a motivação aumentam. É possível melhorar o ambiente organizacional e com isso diminuir as despesas relacionadas a tratamentos de saúde. Diminuir a rotatividade de colaboradores e manter os talentos na empresa. Uma equipe com qualidade de vida é uma equipe mais resiliente, que está propensa a enfrentar as questões diárias com mais eficiência e de forma saudável, contribuindo tanto para o crescimento individual quanto para o crescimento do negócio.

OS BENEFÍCIOS DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO


Já citamos alguns desses benefícios anteriormente, mas existem alguns outros pontos que podemos ressaltar:

Equipe mais satisfeita: Um ambiente agradável gera bem-estar e satisfação para qualquer pessoa. Investir em qualidade de vida no trabalho, pode trazer mais para a sua equipe e como resultado os processos tendem a fluir melhor, com mais satisfação e estímulo aos colaboradores.

Redução nas faltas: Estar bem emocionalmente influencia diretamente a saúde. Assim, investir em qualidade de vida também se torna um aliado à redução de faltas por motivos de saúde.

Aumento na produtividade: Uma equipe mais satisfeita também é uma equipe que produz com mais qualidade e agilidade.

Relacionamento interpessoal: A convivência diária pode resultar em atritos que podem comprometer a produtividade e qualidade dos serviços, por isso, um ambiente que gera qualidade de vida com pessoas satisfeitas e saudáveis alcança melhores resultados.

Além disso, é preciso manter um diálogo sempre aberto, o que significa permitir que o funcionário ouça e que ele seja ouvido também.

Redução do stress na rotina: Trabalho excessivo, pressões e discussões internas são situações que podem ocorrer nas empresas. Mas é importante que a empresa esteja atenta às questões físicas e comportamentais dos funcionários.


COMO DEVE SER O AMBIENTE CORPORATIVO?


Sem dúvidas, um ambiente físico bem estruturado interfere, diretamente, na qualidade de vida no trabalho.

É dar condições físicas de trabalho para gerar conforto, tranquilidade e concentração.

Pense consigo mesmo qual seria o local ideal para que você realizasse suas atividades diárias: “Qual a localização ideal?”, “Qual a decoração mais atrativa e confortável?”, “Qual o ambiente que oferece maior comodidade?”.

Além dessas questões, busque por lugares em que a equipe terá acesso a áreas de relaxamento e variedades de ambientes para que cada colaborador tenha um espaço que mais se sinta adaptado.

O ambiente corporativo deve ser moderno e inspirador!


E COMO PROPORCIONAR ISSO À SUA EMPRESA?


E se eu te contasse que existe um espaço que pode oferecer alguns desses benefícios à sua empresa?

A VBA Coworking tem a estrutura e ambientação ideal para a sua empresa. Espaços modernos que oferecem todo o conforto e suporte necessários para o melhor funcionamento de suas atividades.


Após conhecer essas dicas, você consegue avaliar se a sua empresa oferece qualidade de vida no trabalho? Observe e contribua para que essa seja a realidade do seu negócio. Funcionários motivados e satisfeitos, com boa saúde, crescem e ajudam a empresa a crescer.


Continue em nosso blog para ficar por dentro das notícias, inovações e dicas sobre empreendedorismo e ambiente corporativo!


11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page