top of page

Futuro do trabalho: quais as tendências?

As transformações acontecem a todo o momento e, por isso, tentamos prever os próximos acontecimentos de nossas vidas. No âmbito profissional, essa curiosidade também acontece e o futuro do trabalho é uma preocupação para aqueles que desejam se qualificar e traçar um caminho para os próximos anos.


Com o passar dos anos, o mundo profissional foi impactado com as evoluções tecnológicas, mudanças sociais, globalização, envelhecimento da população e até as mudanças climáticas, que estão fazendo com que algumas profissões novas apareçam e outras estão sumindo.


Mas, as tendências para os próximos anos não se resumem apenas às novas carreiras. O perfil do trabalhador e a maneira de se trabalhar também estão mudando.

A seguir, falamos de algumas das tendências do futuro do trabalho que você PRECISA conhecer!

1. Ambientes remotos e home office produtivo


O trabalho remoto já é uma realidade em algumas empresas. Para algumas funções, os escritórios tradicionais já estão extintos, dando lugar aos espaços virtuais e coworkings.

Horários e ambientes flexíveis já fazem parte da rotina de trabalho dos melhores talentos disponíveis no mercado, além de ser mais barato para as empresas que não precisam arcar com os custos referentes à estrutura para manter essas equipes.

O que dá o tom ao futuro das empresas é essa liberdade de escolher como, onde e em quais horários trabalhar, somando isso a uma boa estratégia de comunicação para manter os funcionários a distância e conectados, se torna um excelente modelo de trabalho a ser seguido.


2. Capacidade de autogestão


A autogestão é mais uma tendência apontada para o futuro do trabalho. Esse modelo segue a linha de um trabalho com mais liberdade, menos controle rígido sobre o desempenho, com o objetivo de promover uma estrutura menos hierarquizada e mais colaborativa.

Ou seja, os funcionários terão mais autonomia e responsabilidade para controlar o seu próprio desempenho.


3 – Valorização das soft skills


Soft skills se relaciona com as competências que não podem ser aprendidas por meio de cursos. Elas estão atreladas às habilidades socioemocionais, valores, cultura e comportamento de cada pessoa.

O termo soft skills geralmente anda junto com hard skills, ambos são utilizados por profissionais de recursos humanos para identificar características específicas de um profissional e a tendência é que elas terão muito mais atenção dos recrutadores.


4 – Jungle Office


Durante a pandemia, houve uma maior preocupação por parte de uma boa parte das pessoas em manter mais contato com a natureza, como uma estratégia para melhorar a saúde mental.

A partir disso, nasceu uma nova tendência, o Jungle Office, que consiste em integrar plantas e animais aos ambientes de trabalho.

Essa ação pode ser adotada nos home offices, empresas e, nos coworkings, criando ambientes harmoniosos, que fortalece a saúde mental e bem-estar através do contato com a natureza.


5 – Equipes mais diversas e mais mulheres em cargos de gestão


A diversidade dentro das empresas é uma tendência do futuro do trabalho. O objetivo é promover oportunidades para que todas as pessoas possam ter oportunidades de trabalho e mostrar seus talentos, abraçando a diversidade de gênero, étnica, cultural, etc.

Além disso, um aumento de mulheres em cargos de gestão é um dos avanços que serão notados nos próximos anos. Isso, principalmente, motivado pela criação de ambientes de trabalho flexíveis, que são facilitadores para a atuação de mulheres, que também são mães e encaram uma jornada dupla de trabalho.

6- Espaços de trabalho compartilhados


Com a redução do trabalho presencial, as empresas precisam reinventar a ideia de escritório. Como é cada vez menos necessária a presença física dos colaboradores, contar com um escritório fixo e equipado não é mais uma prioridade.

O modelo flexível, sem a obrigatoriedade da presença física do colaborador, permite a realização de reuniões a distância. Mas, para as empresas que não abrem mão do contato presencial em determinados momentos, a solução ideal são os coworkings.

Os coworkings contam com toda a infraestrutura necessária para trabalhar, realizar reuniões, treinamentos e outros eventos, sem a necessidade de manter um local exclusivo para a empresa.

Se você quer aderir o coworking como estratégia para o seu negócio, a dica é conhecer a VBA Coworking. Temos uma infraestrutura completa para a sua empresa, com um ambiente harmonioso, tranquilo e que inspira bem-estar.


Agende já uma visita e venha conhecer de perto esse ambiente inovador de trabalho!

O futuro do trabalho e suas adaptações dependem de nós!


12 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page