Editorial de aniversário - 27 anos VBA Coworking

Atualizado: 24 de jun.

Caros amigos,


Neste ano, especificamente em 21 de junho, chegamos ao 27º aniversário da VBA.

Motivo de muito orgulho e gratidão a todos que conosco participaram e participam até hoje deste triunfo, mantendo nossa missão definida lá nos idos anos 90.


VBA Business Center - 1995 [VBA Coworking]

Como retrospectiva podemos afirmar que 1995 foi sem dúvida, um ano de mudanças e transformações, não só porque os efeitos globais previstos na década passada estavam finalmente se realizando, e isso nos encorajou a arregaçar as mangas e desbravar um mundo novo e desconhecido.


Foi também o maior desafio quebrar o paradigma e virar a página, saindo de uma

carreira profissional com mais de 30 anos na indústria, aventurando-se ao empreendedorismo.


Se isto já era difícil em alguma atividade já consagrada no mercado, mais difícil ainda em uma atividade que acabava de ser inventada no mundo.

Chegava no Brasil a modalidade de um novo serviço, denominado “Business Center”, o qual depois ficou mais popularmente conhecido como “Escritório Virtual” e atualmente é identificado como uma nova cultura de trabalho, o “Coworking”


Revelo aqui que a ideia nunca nasce do nada. Foi necessário, estar antenado na busca do diferente e de repente ao folhear um famoso semanário, vejo algo que me chama a atenção e me identifico prontamente.

Estampado no rodapé e com uma matéria de 4 páginas, lá estava a manchete:

“A hora e a vez dos Escritórios Virtuais”.

Bingo! Era simples. Bastava alugar uma sala, mobiliar, contratar uma recepcionista e divulgar.


Se contabilizasse 50 clientes, na média dos valores praticados nos únicos 3 centros instalados em São Paulo, eu teria um faturamento 5 vezes maior do que ganhava em uma função executiva com CLT.

Triste engano da realidade! Se no mundo já proliferavam tais centros de trabalho, porque estavam dentro de um mercado promissor, aliados a tecnologia de ponta, aqui, para nós restavam a velha “mala direta” via Correios e os anúncios nas “Páginas Amarelas”, pois não dispúnhamos de uma telefonia boa e a internet era algo que já se ouvimos falar de sua existência.


Mas os problemas não paravam por aí. Depois de três meses na busca de um local ideal, contratamos os serviços para instalação que um escritório exige, e consumindo o dobro do investimento previsto, finalmente estava pronto.


Após todo esse processo, só faltava um cliente. Que conseguimos em 4 meses!

A este cliente decidimos dar o número 11, para que não soubesse que ele era o número 1.

Sem esquecer o passado e todo aprendizado que tivemos nesses 27 anos, vamos olhar para o futuro.

Ernisio Martines Dias [Fundador da VBA Coworking]

Manter-se em um mercado turbulento como o nosso, já é um grande mérito.

Pioneiro no Brasil, com quatro unidades, destas, três em sede própria, contabilizamos a marca de mil clientes ativos e mais de dez mil clientes atendidos. Nos tornando referência no mercado.

Nos orgulhamos em ser uma empresa familiar e por isso bastante enxuta, porém com a certeza de possuir visão de grande empresa.



A qualidade dos serviços prestados, o treinamento de funcionários e a perseverança de fazer o certo, fazem parte do nosso DNA.

Com muita franqueza e humildade, reconhecemos e somos cientes de que alcançar estes números, só foi possível com a ajuda de todo nosso time.

Nossos colaboradores são o nosso maior patrimônio, sendo estes responsáveis por conquistar e tornar nossos clientes em verdadeiros parceiros desta jornada, assim como não podemos deixar de lado nosso corpo diretivo, pois todos juntos formamos uma grande família.


A família VBA!


Por isso os meus parabéns são dirigidos a todos números

Deixo aqui o meu sincero e caloroso, muito obrigado.


Ernisio Martines Dias

Grupo VBA Coworking

Fundador e Presidente.

28 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo