Quando você criou a sua empresa, qual era o seu objetivo?
Refletir sobre o propósito do seu negócio e ter clareza do que você está buscando é essencial para que a sua empresa atinja os resultados que você sempre sonhou. Mas esse é apenas o primeiro passo.
Para chegar onde você deseja, não basta só saber o que você quer conquistar e, sim, o que irá fazer para alcançar. E é nesse ponto que entra o plano de negócios.
O que é um plano de negócio?
O plano de negócio ou plano empresarial é um documento que reúne as principais informações e os objetivos de uma empresa de forma detalhada.
Ele funciona como um mapeamento profundo sobre o cenário atual do seu negócio tanto internamente - olhando para o papel de cada setor - como externamente, apresentando os pontos fortes e fracos diante dos concorrentes.
Junto a essa análise, você também deve pensar em quais são os objetivos da sua empresa a curto, médio e longo prazo.
O plano de negócio é fundamental para que você entenda onde a sua empresa está hoje, o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.
Por isso, ele deve ser constantemente revisado e atualizado para guiar o planejamento e todas as decisões estratégicas que precisam ser tomadas em relação à sua empresa.
Como fazer um plano de negócio?
1 - Visão geral
Primeiramente, você deve reunir as principais informações do seu negócio hoje de forma bastante resumida e objetiva, como:
-Dados gerais (CNPJ, endereço, telefone, e-mail oficial).
-Quais serviços ou produtos você oferece.
-Quadro societário.
-Quadro de funcionários.
2 - Enquadramento jurídico e tributário.
Também é importante o seu plano de negócio tenha informações básicas do âmbito jurídico, tributário e fiscal da sua empresa, como:
-Formato jurídico.
-Regime tributário.
-Capital social.
-Fontes de receita.
-Faturamento, despesas e lucro.
3 - Descritivo da sua empresa
Depois disso, você precisa discorrer sobre quem é a sua empresa, partindo de três pontos:
-Histórico: como ela nasceu, quais eram os principais objetivos quando ela foi fundada; quais os principais projetos/ vendas realizados; quais os maiores erros e acertos cometidos.
-Cenário atual: quem é a sua empresa hoje; qual é a missão, valores, propósito e cultura dela; quais são os pontos mais fortes e quais os maiores desafios enfrentados atualmente.
-Objetivos futuros: onde você deseja chegar daqui a um certo período de tempo; o que a sua empresa ainda não fez que você gostaria de fazer; qual outro serviço ou produto a sua empresa pode oferecer para se expandir.
Essa é a hora de trazer detalhadamente o que a sua empresa já foi, como ela é agora e o que você quer que ela se torne para aprimorar a sua forma de fazer negócio.
4 - Estrutura de gestão e planejamento por setor
Após descrever a sua empresa, é preciso observar como cada setor funciona e como eles contribuem o todo.
Primeiro, você deve listar todas áreas do seu negócio: administrativo, financeiro, marketing e comunicação, vendas, tecnologia, etc.
A partir disso, é preciso olhar especificamente para cada um deles e detalhar informações como:
-Quais são as atribuições e objetivos da área hoje.
-Quantas pessoas a equipe possui.
-Qual o papel de cada funcionário ali, analisando principalmente cargo, atividades principais e qual nível profissional se encontra (junior, pleno, sênior ou gestão)
-Quais as metas a longo prazo para cada setor?
-Principais desafios.
-Pontos fortes e fracos.
5 - Produtos e serviços
O que a sua empresa oferece também deve ser mencionado com bastante detalhamento.
Isso significa que você deve descrever não só seus produtos ou serviços e as características deles (entre elas informações técnicas e funcionais, diferenciais em relação à concorrência, pontos fortes e que devem ser melhorados), como também sobre quem são seus fornecedores, qual é perfil do seu cliente, como é feita a distribuição, etc.
6 - Análise de mercado
Finalizada toda essa análise interna, é importante olhar para fora e entender mais o mercado:
-Qual é o principal público do mercado que a sua empresa está inserida?
-Quais seus principais concorrentes?
-Quais os pontos fortes e fracos deles enquanto empresa e dos produtos/serviços que eles oferecem?
-Compare os preços ofertados por você e pela concorrência.
-Estude a estratégia de marketing/comunicação utilizada por outras empresas do seu setor.
-Quais são os maiores cases de sucesso e de fracasso no seu setor?
-Qual é a principal dificuldade da maioria das empresas do setor e o que você pode fazer para se diferenciar?
-O que vem sendo feito em outros países no seu mercado?
Esses são os principais pontos para você começar a estruturar o seu plano de negócio.
A gente sabe que são muitos tópicos a serem detalhados e analisados, porém ter a clareza do seu negócio é decisivo para o sucesso e crescimento dele.
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