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A experiência do cliente é o diferencial competitivo mais importante

“A experiência do cliente é o diferencial competitivo mais importante”, essa frase foi dita por Howard Schultz que é hoje o proprietário da cafeteria Starbucks.

Shultz adentrou o ramo de cafeterias como diretor de Marketing e alguns anos depois abriu a sua própria cafeteria quando se mudou para Milão. Sua inspiração surgiu através de uma experiência vivida em uma viagem à Itália, onde ele observou uma grande diferença entre o hábito dos norte-americanos, que sempre costumavam tomar o café em casa, diferente dos italianos que apreciavam o ato de ir tomar café e tornar esse momento especial.

Dessa observação surgiu a ideia de oferecer um bom café, em um espaço que além de bonito, elegante, também deveria ser confortável, ou seja, um lugar que fosse além da sua casa e do seu trabalho, um espaço para relaxar com família e amigos.


Vamos agora entender um pouco como funciona a cultura de trabalho do Starbucks, e o atendimento diferenciado que a loja proporciona:

Quando chegamos a uma cafeteria do Starbucks, a primeira coisa que notamos é que as pessoas vão ao espaço não somente para tomar um café ou comer algo. Todo o espaço é arquitetado para que as pessoas se sintam em um ambiente bonito, confortável, e também que seja um espaço visualmente bonito para fotos de redes sociais.

Além destes, outros pequenos detalhes como a qualidade diferenciada do produto e o atendimento ao cliente também fazem toda a diferença para criar a experiência desejada as pessoas que frequentam este estabelecimento.


A experiência do cliente e a sua importância:

A experiência do cliente pode ser um diferencial para os negócios. Pesquisas mostram que 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais, desde que a experiência seja melhor. A experiência do cliente pode ser melhorada de diversas formas.

Pode ser pelo ambiente em que ele é recebido, seja físico ou on-line. Também pode ser pela história do produto, serviço ou negócio. Ou ainda o atendimento de qualidade e personalizado. As alternativas podem ser muitas, e é importante entender que, em muitos casos, a experiência do cliente vale mais do que o próprio produto em si.


Como aprimorar a experiência do cliente na sua empresa através do coworking?

A experiência do cliente é toda interação que seus clientes têm com sua empresa durante todo o relacionamento que se estabelece. Investir em uma boa experiência para o cliente é deixar sua marca mais presente na memória do consumidor.


Um diferencial competitivo pode ser o ambiente que você recebe os seus clientes quando necessário. Em negócios que você precisa fazer a captação de clientes através de reuniões presenciais, ou atender o seu cliente para outros fins, disponibilizar pequenas comodidades, como salas de reuniões equipadas com boas mesas e cadeiras, além de televisão e outros recursos audiovisuais, para que possam ser feitas apresentações e videoconferências, serviço de recepção e café, podem agregar na experiência positiva do cliente.

Concluindo: Devemos cuidar da experiência de todos os clientes, sejam eles internos ou externos, em todos os momentos. A experiência do cliente é fundamental e conquista o consumidor.




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